"O Ciclo de Desenvolvimento Musical"
(...) Os psicólogos atuais têm acentuado que os aspectos do desenvolvimento em geral não são fixos, emergindo de seus estudos, mas, frequentemente, o conveito de desenvolvimento como algo modificado. Entre esses psicólogos há os que defendem a tese de que o ser humano deve passar por estágios de desenvolvimento, sem rupturas ou antecipações. Entretanto, pesquisas recentes indicam que nem sempre há correspondência entre o nível de idade e o nível de qualidade do que a criança é capaz de fazer; daí estarem esses conceitos em contínua revisão. Concordam os psicólogos que, quando se trata de estudar o desenvolvimento humano, não se dispõe, evidentemente de unidades absolutas, de modo que nesse tipo de estudo predomina, em geral, o princípio da relatividade.
Considerando esses argumentos, Nye levanta a questão do valor dos quadros teóricos do desenvolvimento da criança, sobretudo quando um padrão é estabelecido para vários grupos. A despeito das excessões e das diferenças individuais que se observam nos grupos de crianças de uma mesma idade, os referidos quadros que têm mostrado necessários para dar aos professores uma visão geral das características comuns de talvez 50% ou mais das crianças de um grupo particular. O conhecimento desse padrão oferece ao professor um pouco de referência para julgar seu grupo de determindada idade está tendo um desempenho de acordo com sua idade mental, desenvolvimento social, emocional e físico.
De acordo com Gessel, o fluxo do desenvolvimento intensifica-se com a idade e, em certo sentido, torna-se mais lento a medida que aumenta. Isso significa que o ser humano precisa de mais tempo para alcançar o grau de maturidade proporcional.(...)
Mársico, Leda Osório - "A Criança e a Música"
Muito bom o texto. Pretendem colocar outros textos?
ResponderExcluirSim iremos publicar mais Gabriela...conforme as aulas forem avançando.
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