quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desenvolvimento da criança associado ao desenvolvimento musical



PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO
ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO MUSICAL

        Estudos científicos mostram que a música e de forma geral o som, instigam o movimento interior e exterior do indivíduo interferindo em suas condutas, e podem ter resultados positivos ou negativos. Assim o ser humano pode reagir à um ruído estridente de forma repulsiva e a um som melodioso e suave com prazer e calma
          De forma geral a criança não presta muita atenção aos sons do ambiente e aos sons que ela mesma produz. Isso é normal já que não teve uma prática musical durante seu desenvolvimento, ou até um modelo que a induzisse à observação mais apurada de sons ou de aspectos rítmicos e melódicos. Portanto a conduta musical específica da criança é o reflexo de uma integração obtida ou não de um processo de musicalização
            Quando em contato sistemático com a música a criança adquire de forma mais eficaz e integrada, a capacidade de expressão, realizando movimentos enquanto ouve e canta.
O movimento em conjunto com a música é fundamental para criança, pois age de forma a ligar os aspectos musicais, ampliando suas experiências e sua relação com o meio. Além disso, melhora sua imagem corporal, proporciona bem estar físico e emocional, desenvolve concepções espaciais, proporciona auto confiança, desenvolve a coordenação e experiências sociais.
Godinho (2006) diz que é evidente a importância que o corpo desempenha na apropriação musical, quer através do movimento da dança, expressão corporal ou por meio de movimento associados á produção musical. Assim nota-se que o corpo está intimamente ligado à compreensão musical
A música sem o movimento, qualquer que seja ele, reprime o desenvolvimento musical da criança, já que ela sente a música como um convite à ação. Todos os elementos da música podem ser sentidos e compreendidos pela música e movimento (pulso, tempo, melodia, sentimento, etc.). E assim a criança experimenta a música e todos seus componentes antes mesmo de serem introduzidos academicamente.











Praça dos Emancipadores, s/nº – Cubatão – Fone - 33626363

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DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES EDUCACIONAIS DA CRIANÇA

A aprendizagem da criança depende de sua capacidade cognitiva, do ambiente e de seu crescimento psíquico.
O envolvimento da criança com a música de forma mais redimentar, começa antes mesmo do nascimento, quando os bebês convivem com sons produzidos pelo corpo de sua mãe (voz, coração, respiração, etc.), e esses sons tornam-se referências afetivas para eles.


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A criança aos 2 anos

·         Deixa de ser bebê.
·         Repete palavras isoladas e a última palavra que ouve.
·         Melhor flexibilidade de joelhos, tornozelos e articulações dos pés.
·         Corre com facilidade.
·         Melhor equilíbrio, mas não pode fazer curvas e paradas repentinas.
·         Sobe e desce escada sozinha. Ao subir pisa com os dois pés em cada degrau.
·         Ainda cambaleia para andar, com inclinação do corpo para frente.
·         Faz acrobacias, dança, pula e bate palmas.
·         Tem controle do polegar.
·         Enfia contas grandes, tem dificuldades para dobrar papel e pintar, corta com tesoura (ainda não recorta).
·         Necessita de espaço para correr e brincar.
·         Melhor coordenação motora para flexão e extensão.
·         Tem os músculos da língua mais desenvolvidos.
·         Sente necessidade de repouso à tarde.
·         Poderá ter temores especiais até os 5 anos.
·         Maior progresso na linguagem. Pode conhecer cerca de 1000 palavras.
·         Distingue preto e branco, mas não está em condição de discriminar as cores.
·         Reconhece muitas figuras.
·         Tem noção de quantidade. Começa e enumerar. Conta os brinquedos.
·         Interdependência das atividades mentais e motoras. Acompanha com gestos o que ouve. Parece pensar com os músculos.
·         Ainda aprende por imitação (principalmente). Acompanha a mãe por toda à parte, fazendo o que ela faz.
·         Maior desenvolvimento da inteligência e poder de dedução. Puxa a cadeira para perto de um móvel para poder pegar um objeto fora de seu alcance.
·         Tem inibição ao cantar em grupo.
·         Retém a atenção por mais tempo.
·         Memória mais desenvolvida. Lembra-se do lugar dos brinquedos.
·         Negativismo acentuado. Diz não a tudo. Exprime-se melhor no negativo.
·         Melhor habilidade para expressar as emoções. Demonstra carinho, tem senso de humor e compaixão, simpatia e vergonha. Expressa suas emoções de alegria saltando, aplaudindo e rindo.
·         Reconhece a sua própria culpa e a dos outros.
·         Tem senso de posse.
·         A convivência com outras crianças de sua idade é ainda exclusivamente de presença física; em geral brinca sozinha ao lado de outra criança.
·         À medida que cresce sua percepção social seu “eu” vai se diferenciando. Refere-se a si mesmo pelo próprio nome egosta de ouvir histórias sobre a sua pessoa. Gosta de cantar músicas onde aparece
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·         Muito interessada no pai, quer sua companhia para brincar e imitá-lo.
·         Percebe mais claramente que a mãe não faz parte de si mesma. Tem grande apego aos pais e chora quando se ausentam.
·         Mantém distância com estranhos.
·         Meninos tendem a interessar-se por carros e rodas e meninas por bonecas. Elas podem brincar mais tempo numa dada situação, enquanto que os meninos tem tendência a fatigar-se mais depressa.
·         Não se aguenta num pé só.
·         Melhor manejo só com uma das mãos e muda de uma mão para outra.
·         Gosta de encaixar coisas, de armar e desarmar.
·         Canta sílabas espontaneamente, canta frase e canções.
·         Grande amplitude de timbre, altura e intensidade da voz.
·         Conhece bem certos sons como o da campainha, apitos, relógios.
·         Gosta de equipamentos com oscilações rítmicas (cadeiras de balanço, balanço).
·         Tem predileção pelas reações ritmadas: dobrar joelhos, saltar, balançar o corpo, marcar o compasso com os pés etc.
·         Gosta de caminhar ao som da música dando a mão para outra pessoa ou segurando um instrumento sonoro.
·         Interessa-se por ver funcionar aparelhos de som enquanto ouve música.
·         Gosta da aula de música e não se importa de cantar muitas vezes a mesma canção.
·         Gosta de brincadeiras de roda.

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·         Não tem noção de tempo.
·         Mais conformada com a rotina.
·         Começa a aprimorar as habilidades para o jogo construtivo e dramatização.
·         Sua atividade fundamental é brincar.
·         Melhor equilíbrio - consegue se manter num pé só por alguns segundos.
·         Joga bola sem perder o equilíbrio.
·         Pode andar de costas.
·         Coordenação viso motora bem mais desenvolvida.
·         Domina a direção horizontal e vertical; pode desenhar uma cruz.
·         Pode usar lápis e papel.
·         Copia um círculo.
·         Corre melhor, faz curvas e paradas repentinas.
·         Capaz de brincar num grupo de três crianças.
·         Há uma incidência muito grande do número três na vida delas: enumera 3 objetos; repete 3 algarismos; conta até 3; conhece as 3 formas fundamentais (círculo, quadrado, triângulo); combina 3 blocos para construir uma ponte; frases e perguntas são constituídas de 3 palavras; gosta de comparar 2 objetos o que implica numa operação lógica de 3 fases.
·         Começa a esperar sua vez nos jogos.
·         Já ouve explicações.
·         Tenta dançar e cantar ao mesmo tempo.
·         Gostam que cantem para ela e participa.
·         Não distingue características dos objetos.
·         Sabe pular com os dois pés.
·         É ritualista.
·         Tem interesse por palavras novas.
·         Começa a revelar imaginação.
·         A curiosidade aumenta - faz muitas perguntas.
·         Ainda é negativista e egocêntrica.
·         Necessita de aprovação pessoal.
·         Atenção mais desenvolvida.
·         Observa detalhes - começa a comparar, classificar e identificar.
·         Imitação mais acentuada.
·         Sacrifica uma satisfação imediata por um privilégio futuro.
·         Apresenta restrições nos seus contatos, seja com objetos, máscaras, pessoas estranhas ou de cor diferente.
·         Gosta de dar e receber, coopera, quer agradar e é obediente.
·         É sensível ao elogio e aprecia o humorismo simpático.
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·         Balança um pouco os braços ao andar.
·         Capaz de reproduzir canções inteiras, ainda que muitas vezes fora do tom.
·         Inibe-se menos ao cantar em grupo.
·         É capaz de reconhecer várias melodias.
·         Explicações simples a respeito das canções e dos instrumentos entusiasma e estimula o seu interesse.
·         Diferenças individuais acentuadas no tocante ao interesse e à capacidade de ouvir música.
·         A maior parte do grupo participa quando se faz uma série de atividades rítmicas.
·         Galopa, salta, marcha, corre, acompanhando razoavelmente bem o ritmo da música.
·         Gosta de mudar parte do ritmo das músicas.

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BRITO, T. A. (2003). Música na Educação Infantil- Propostas para a formação integral da criança. Peirópolis - SP: Editora Peirópolis.
Feres, J. S. (2011). Orientação para Professores de Educação Infantil. Jundiaí -SP: Escola de Música de Jundiaí.
Godinho, J. C. (2006). O Corpo na Aprendizagem e na Representação Mental da Música - Da percepção à produção. Curitiba -PR: Editora da UFPR.
www.ead.sead.ufscar.br. (s.d.). Acesso em 13 de março de 2012, disponível em EaD -SEaD.


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