
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO
ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO
DA CRIANÇA ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO MUSICAL
Estudos científicos mostram que a música e de
forma geral o som, instigam o movimento interior e exterior do indivíduo
interferindo em suas condutas, e podem ter resultados positivos ou negativos.
Assim o ser humano pode reagir à um ruído estridente de forma repulsiva e a um
som melodioso e suave com prazer e calma
De forma geral a criança não presta muita atenção aos sons do ambiente e
aos sons que ela mesma produz. Isso é normal já que não teve uma prática
musical durante seu desenvolvimento, ou até um modelo que a induzisse à
observação mais apurada de sons ou de aspectos rítmicos e melódicos. Portanto a
conduta musical específica da criança é o reflexo de uma integração obtida ou
não de um processo de musicalização
Quando em contato sistemático com a
música a criança adquire de forma mais eficaz e integrada, a capacidade de
expressão, realizando movimentos enquanto ouve e canta.
O movimento em conjunto com a música é
fundamental para criança, pois age de forma a ligar os aspectos musicais,
ampliando suas experiências e sua relação com o meio. Além disso, melhora sua
imagem corporal, proporciona bem estar físico e emocional, desenvolve
concepções espaciais, proporciona auto confiança, desenvolve a coordenação e
experiências sociais.
Godinho (2006) diz que é evidente a
importância que o corpo desempenha na apropriação musical, quer através do
movimento da dança, expressão corporal ou por meio de movimento associados á
produção musical. Assim nota-se que o corpo está intimamente ligado à
compreensão musical
A música sem o movimento, qualquer que seja
ele, reprime o desenvolvimento musical da criança, já que ela sente a música
como um convite à ação. Todos os elementos da música podem ser sentidos e
compreendidos pela música e movimento (pulso, tempo, melodia, sentimento, etc.).
E assim a criança experimenta a música e todos seus componentes antes mesmo de
serem introduzidos academicamente.
Praça dos Emancipadores, s/nº –
Cubatão – Fone - 33626363

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DESENVOLVIMENTO
DAS CAPACIDADES EDUCACIONAIS DA CRIANÇA
A aprendizagem da criança depende de sua
capacidade cognitiva, do ambiente e de seu crescimento psíquico.
O envolvimento da criança com a música de
forma mais redimentar, começa antes mesmo do nascimento, quando os bebês
convivem com sons produzidos pelo corpo de sua mãe (voz, coração, respiração,
etc.), e esses sons tornam-se referências afetivas para eles.
Praça dos Emancipadores, s/nº –
Cubatão – Fone – 33626363

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A
criança aos 2 anos
·
Deixa
de ser bebê.
·
Repete
palavras isoladas e a última palavra que ouve.
·
Melhor
flexibilidade de joelhos, tornozelos e articulações dos pés.
·
Corre
com facilidade.
·
Melhor
equilíbrio, mas não pode fazer curvas e paradas repentinas.
·
Sobe
e desce escada sozinha. Ao subir pisa com os dois pés em cada degrau.
·
Ainda
cambaleia para andar, com inclinação do corpo para frente.
·
Faz
acrobacias, dança, pula e bate palmas.
·
Tem
controle do polegar.
·
Enfia
contas grandes, tem dificuldades para dobrar papel e pintar, corta com tesoura
(ainda não recorta).
·
Necessita
de espaço para correr e brincar.
·
Melhor
coordenação motora para flexão e extensão.
·
Tem
os músculos da língua mais desenvolvidos.
·
Sente
necessidade de repouso à tarde.
·
Poderá
ter temores especiais até os 5 anos.
·
Maior
progresso na linguagem. Pode conhecer cerca de 1000 palavras.
·
Distingue
preto e branco, mas não está em condição de discriminar as cores.
·
Reconhece
muitas figuras.
·
Tem
noção de quantidade. Começa e enumerar. Conta os brinquedos.
·
Interdependência
das atividades mentais e motoras. Acompanha com gestos o que ouve. Parece
pensar com os músculos.
·
Ainda
aprende por imitação (principalmente). Acompanha a mãe por toda à parte,
fazendo o que ela faz.
·
Maior
desenvolvimento da inteligência e poder de dedução. Puxa a cadeira para perto
de um móvel para poder pegar um objeto fora de seu alcance.
·
Tem
inibição ao cantar em grupo.
·
Retém
a atenção por mais tempo.
·
Memória
mais desenvolvida. Lembra-se do lugar dos brinquedos.
·
Negativismo
acentuado. Diz não a tudo. Exprime-se melhor no negativo.
·
Melhor
habilidade para expressar as emoções. Demonstra carinho, tem senso de humor e
compaixão, simpatia e vergonha. Expressa suas emoções de alegria saltando,
aplaudindo e rindo.
·
Reconhece
a sua própria culpa e a dos outros.
·
Tem
senso de posse.
·
A
convivência com outras crianças de sua idade é ainda exclusivamente de presença
física; em geral brinca sozinha ao lado de outra criança.
·
À
medida que cresce sua percepção social seu “eu” vai se diferenciando. Refere-se
a si mesmo pelo próprio nome egosta de ouvir histórias sobre a sua pessoa.
Gosta de cantar músicas onde aparece
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·
Muito
interessada no pai, quer sua companhia para brincar e imitá-lo.
·
Percebe
mais claramente que a mãe não faz parte de si mesma. Tem grande apego aos pais
e chora quando se ausentam.
·
Mantém
distância com estranhos.
·
Meninos
tendem a interessar-se por carros e rodas e meninas por bonecas. Elas podem
brincar mais tempo numa dada situação, enquanto que os meninos tem tendência a
fatigar-se mais depressa.
·
Não
se aguenta num pé só.
·
Melhor
manejo só com uma das mãos e muda de uma mão para outra.
·
Gosta
de encaixar coisas, de armar e desarmar.
·
Canta
sílabas espontaneamente, canta frase e canções.
·
Grande
amplitude de timbre, altura e intensidade da voz.
·
Conhece
bem certos sons como o da campainha, apitos, relógios.
·
Gosta
de equipamentos com oscilações rítmicas (cadeiras de balanço, balanço).
·
Tem
predileção pelas reações ritmadas: dobrar joelhos, saltar, balançar o corpo,
marcar o compasso com os pés etc.
·
Gosta
de caminhar ao som da música dando a mão para outra pessoa ou segurando um
instrumento sonoro.
·
Interessa-se
por ver funcionar aparelhos de som enquanto ouve música.
·
Gosta
da aula de música e não se importa de cantar muitas vezes a mesma canção.
·
Gosta
de brincadeiras de roda.
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·
Não
tem noção de tempo.
·
Mais
conformada com a rotina.
·
Começa
a aprimorar as habilidades para o jogo construtivo e dramatização.
·
Sua
atividade fundamental é brincar.
·
Melhor
equilíbrio - consegue se manter num pé só por alguns segundos.
·
Joga
bola sem perder o equilíbrio.
·
Pode
andar de costas.
·
Coordenação
viso motora bem mais desenvolvida.
·
Domina
a direção horizontal e vertical; pode desenhar uma cruz.
·
Pode
usar lápis e papel.
·
Copia
um círculo.
·
Corre
melhor, faz curvas e paradas repentinas.
·
Capaz
de brincar num grupo de três crianças.
·
Há
uma incidência muito grande do número três na vida delas: enumera 3 objetos;
repete 3 algarismos; conta até 3; conhece as 3 formas fundamentais (círculo,
quadrado, triângulo); combina 3 blocos para construir uma ponte; frases e
perguntas são constituídas de 3 palavras; gosta de comparar 2 objetos o que
implica numa operação lógica de 3 fases.
·
Começa
a esperar sua vez nos jogos.
·
Já
ouve explicações.
·
Tenta
dançar e cantar ao mesmo tempo.
·
Gostam
que cantem para ela e participa.
·
Não
distingue características dos objetos.
·
Sabe
pular com os dois pés.
·
É
ritualista.
·
Tem
interesse por palavras novas.
·
Começa
a revelar imaginação.
·
A
curiosidade aumenta - faz muitas perguntas.
·
Ainda
é negativista e egocêntrica.
·
Necessita
de aprovação pessoal.
·
Atenção
mais desenvolvida.
·
Observa
detalhes - começa a comparar, classificar e identificar.
·
Imitação
mais acentuada.
·
Sacrifica
uma satisfação imediata por um privilégio futuro.
·
Apresenta
restrições nos seus contatos, seja com objetos, máscaras, pessoas estranhas ou
de cor diferente.
·
Gosta
de dar e receber, coopera, quer agradar e é obediente.
·
É
sensível ao elogio e aprecia o humorismo simpático.
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·
Balança
um pouco os braços ao andar.
·
Capaz
de reproduzir canções inteiras, ainda que muitas vezes fora do tom.
·
Inibe-se
menos ao cantar em grupo.
·
É
capaz de reconhecer várias melodias.
·
Explicações
simples a respeito das canções e dos instrumentos entusiasma e estimula o seu
interesse.
·
Diferenças
individuais acentuadas no tocante ao interesse e à capacidade de ouvir música.
·
A
maior parte do grupo participa quando se faz uma série de atividades rítmicas.
·
Galopa,
salta, marcha, corre, acompanhando razoavelmente bem o ritmo da música.
·
Gosta
de mudar parte do ritmo das músicas.
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BRITO, T. A. (2003). Música na Educação Infantil-
Propostas para a formação integral da criança. Peirópolis - SP: Editora
Peirópolis.
Feres, J. S. (2011). Orientação
para Professores de Educação Infantil. Jundiaí -SP: Escola de Música de
Jundiaí.
Godinho, J. C. (2006).
O Corpo na Aprendizagem e na Representação Mental da Música - Da percepção
à produção. Curitiba -PR: Editora da UFPR.
www.ead.sead.ufscar.br. (s.d.). Acesso em 13 de março de 2012, disponível
em EaD -SEaD.
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